Classificação de Risco - UPA Zona Sul de Macapá

Todos os pacientes recebem uma classificação de risco assim que chegam na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Os pacientes são classificados em cinco cores. Elas representam a prioridade de atendimento, privilegiando os casos mais graves.

Triagem

Consulta com enfermeiro para averiguação dos sintomas e definição das prioridades de atendimento conforme classificação de risco

Recepção

A ordem de chamada para o atendimento médico segue o protocolo da classificação de risco. Casos mais graves são atendidos primeiro

Atendimento Médico

O atendimento inclui consulta, medicação, pequenas cirurgias e internações de até 24 horas. Casos complexos são encaminhados para unidades especializadas

Urgência e Emergência

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Macapá oferece serviços 24 horas, entre eles: urgência e emergência de complexidade média, realização de exames laboratoriais e radiológicos e distribuição de medicamentos. Também conta com clínicos gerais e especialistas.

Dúvidas Frequentes

Quais os documentos necessários para o atendimento de urgência?

Para ser atendido é necessário apresentar um documento de identificação (RG ou CNH), cartão do SUS, ou então fornecer as informações contidas nele: nome completo e nome da mãe.

Como é definido a prioridade de atendimento?

Na UPA seguimos o modelo de Classificação de Risco Manchester, em que o grau de emergência é categorizado por cores. Sendo assim:

  • Pulseira vermelha: Casos emergenciais em que o paciente necessita de atendimento imediato. Sem tempo de espera.
  • Pulseira amarela: O paciente precisa de avaliação, mas não é considerada emergência imediata. O tempo de espera é de até duas horas.
  • Pulseira verde: Pouco urgente. O tempo de espera é de até quatro horas.
  • Pulseira azul: Estes casos não são atendidos na UPA Zona Sul de Macapá e serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Quantos médicos atendem na UPA?

Em todos os plantões estão disponíveis dois médicos generalistas, que atendem pediatria e clínica médica geral. Os plantões se alteram a cada 24 horas.

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